PH De Portas Abertas: Suprimentos e Manutenção sempre juntos

PH De Portas Abertas: Suprimentos e Manutenção sempre juntos

“Realizamos manutenção preditiva em todas as unidades e em todos os equipamentos da PH, o que nos diferencia ao permitir uma atuação preventiva ágil e assertiva, sempre que necessário.”
Vicente Laureano – Diretor de Manutenção e Suprimentos da PH

 

Responsável por garantir o funcionamento adequado de todas as máquinas e equipamentos na PH, além de adquirir os materiais necessários para que todo o processo de trabalho flua perfeitamente na empresa. Esse é, em resumo, o trabalho da Diretoria de Manutenção e Suprimentos, cujos setores são propositalmente interligados, visto que há forte impacto de um sob o outro. Enquanto a equipe de Manutenção busca as melhores práticas de conservação dos ativos, mantendo as metas da empresa em dia, a turma de Suprimentos foca em adquirir produtos e serviços de qualidade a preços competitivos.

Quais são as responsabilidades da Diretoria de Manutenção e Suprimentos da PH? A quem cabe a responsabilidade das escolhas assertivas de fornecedores? O que é feito para que processos sejam aprimorados continuamente? Quem responde a essas perguntas e conta detalhadamente como é o dia a dia nessas duas áreas que precisam caminhar sempre juntas é o diretor de Manutenção e Suprimentos da PH, Vicente Laureano.

PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES EM MANUTENÇÃO E SUPRIMENTOS

A maior responsabilidade é garantir a segurança das nossas operações, mantendo um padrão de excelência. Isso se dá por meio de uma manutenção adequada e eficiente, aderente aos padrões especificados pelos fabricantes, com mão de obra qualificada e insumos de qualidade. Além de garantir essa segurança operacional, a eficiência nos torna mais competitivos perante o mercado e os nossos concorrentes.

A manutenção, como a própria palavra diz, tem o objetivo de manter as características operacionais dos equipamentos dentro do padrão original de fábrica, de acordo com as condições de aplicação e nível de severidade.

Para que isso ocorra, e de forma eficiente, é necessário a aplicação de uma mão de obra devidamente qualificada, engajada, e com ferramentais adequados para um bom diagnóstico e correção de falhas, além de materiais e insumos de primeira qualidade. E é aí que entra o Suprimentos, disponibilizando estes recursos com agilidade, e no melhor custo possível.

Neste aspecto, buscamos os melhores fornecedores de peças e serviços, além do desenvolvimento contínuo de novos parceiros, sempre alinhados com o setor técnico. Não ficamos presos só aos distribuidores, mas há premissas básicas para a PH: qualidade é a número um, seguida por prazo de atendimento e boas condições comerciais.

 

GESTÃO INOVADORA DOS 750 EQUIPAMENTOS

A gestão dos equipamentos na PH é descentralizada e coordenada. Cada uma das nossas Unidades têm a independência para a execução da manutenção, porém, há um padrão de direcionamento gerido pelo nosso PCM Central, e esse padrão precisa ser obrigatoriamente aplicado a todas as unidades. Dessa forma, a oficina de Marabá fala a mesma língua da oficina de Sapucaia do Sul em termos de indicadores, e é submetida aos mesmos KPIs de medição. Todos os controles estão padronizados, mas mantivemos a independência de trabalho para não perder celeridade, e cada Unidade tem liberdade para conduzir a sua oficina, desde que siga à risca o padrão estabelecido.

Para fazermos a gestão e estarmos próximos das oficinas, contamos com auditorias sistemáticas no nosso planejamento de controle de manutenção das Unidades. Essas auditorias são feitas por meio de um módulo no qual são analisados os KPIs de todas as oficinas para a geração de um relatório unificado semanal. Temos, ainda, as auditorias presenciais, onde o PCM corporativo está nas oficinas para certificar que os processos que estão geridos no sistema também estão acontecendo na prática.

Ainda temos um relatório diário de manutenção, o qual recebemos de todas as oficinas para visualizar os equipamentos que estão em manutenção, os status atrelados aos pedidos de compra e as datas de entrega. Recentemente tivemos uma evolução nesta gestão de rotina, incorporando neste relatório todos os macro indicadores de manutenção, monitorando diariamente mais cinco indicadores. Essa é uma estratégia que a gente adotou justamente para dar autonomia para as oficinas, mas também manter um método de gestão à distância padronizado e eficaz.

 

DESAFIOS NA MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA

O maior desafio hoje, sem dúvida, é a falta de profissionais qualificados no mercado. Para mitigarmos esse problema, nós desenvolvemos o Programa Técnicos do Futuro, uma iniciativa interna da PH de desenvolvimento de jovens talentos das áreas de Manutenção Elétrica e Mecânica. Após lançarmos o programa, fizemos duas medições e já estamos com um aproveitamento em torno de 40% da equipe que entrou na primeira turma e com potencial de aproveitamento em torno de 90%. Isso me surpreendeu positivamente, pois quando lançamos o programa a minha expectativa era de absorvermos 20% dessa equipe, e já estaríamos muito felizes se isso acontecesse.

Hoje já estamos em 40% de aproveitamento dos colaboradores e todos os que ainda estão no programa têm potencial de sequência de carreira na PH. Eles fizeram um excelente trabalho e é questão somente de aguardar o momento oportuno para incorporá-los ao quadro e partirmos para a segunda etapa desse programa.

 

TREINAMENTOS TÉCNICOS EXCLUSIVOS PARA A EQUIPE PH

Outro investimento em qualificação de colaboradores são os treinamentos técnicos exclusivos para a PH: uma parceria que deu muito certo com nossos dealers e escolas parceiras. Foi um ganho enorme propor à nossa equipe a oportunidade de estar dentro de grandes empresas, como a Sotreq Caterpillar e Inova John Deere para treinar in loco nos fabricantes. Também investimos em uma grade de treinamentos com a empresa Trema, que é especializada em treinamentos técnicos.

MONITORAMENTO DE FROTA VIA TELEMETRIA E PREDITIVAS

Nossa frota conta com sistema de telemetria integrado à rede can dos equipamentos. É um diferencial que nos permite monitorar as condições operacionais dos equipamentos em real time, atuando proativamente nos eventuais desvios.

Outra ferramenta importante são as análises de lubrificantes e combustíveis, que nos permitem realizar um planejamento de componentes e de programação de parada dos equipamentos, reduzindo custos e mitigando impactos sobre a disponibilidade física. Realizamos esse trabalho em todos as Unidades e em todos os equipamentos da PH, totalizando mais de 1200 analises por mês.

 

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